As siglas SIDA representam Síndrome da Imuno Deficiência Adquirida.
Síndrome - refere-se ao grupo de sintomas que colectivamente caracterizam uma doença. No caso da SIDA pode incluir o desenvolvimento de determinadas infecções e tumores, tal como a diminuição de determinadas células do sistema imunitário (de defesa).
Imunodeficiência - quer dizer que a doença é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunitário.
Adquirida - quer dizer que a doença não é hereditária e desenvolve-se após o nascimento por contacto com um agente (no caso da SIDA, VIH)
Portanto, a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). É uma doença causada por um vírus, o vírus da imunodeficiência humana (VIH, ou HIV na língua inglesa) que ataca o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O doente infectado pelo VIH fica progressivamente débil, frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte.
Estas doenças normalmente não atacam as pessoas com um sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.
A infecção pelo VIH é transmissível. No entanto, as formas de transmissão são conhecidas e, por isso, podem e devem ser evitadas.O diagnóstico de SIDA é feito por um médico através de normas laboratoriais e clínicas.
Sem comentários:
Enviar um comentário